SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1INTERVENTION USING EXERGAMES: EFFECTS ON THE EXECUTIVE FUNCTIONS OF SCHOOL-AGED CHILDRENTHE ENGLISH LANGUAGE TEACHING PERMEATED BY THE FLIPPED CLASSROOM PROPOSAL: AN EXPERIMENT REPORT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

LIMA, Maria Jacqueline Girão Soares de  and  SILVA, Rafael de Oliveira da. MOSAICOS DE DOCÊNCIA: RELATOS DA VIDA ESCOLAR DE ESTUDANTES DE BIOLOGIA E SUA PROFESSORA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.218-233.  Epub May 26, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653298.

Partindo do pressuposto que a formação das identidades docentes tem início na vida escolar, este artigo apresenta uma discussão sobre a produção de memoriais de vida escolar realizada com estudantes de Licenciatura em Ciências Biológicas, o monitor da disciplina e sua professora. Os relatos foram hibridizados e reorganizados em três textos, denominados “mosaicos de docência”. O artigo traz impressões sobre a escrita e o compartilhamento coletivo dos memoriais e de objetos significativos da vida escolar, bem como sobre o primeiro contato dos alunos e alunas com a escola de estágio. Conclui-se, com base em referenciais do campo da pesquisa biográfica, que memoriais da vida escolar são ferramentas potentes para pensar sobre os sentidos da escola e para o deslocamento de certezas e estereótipos sobre docência, escola e conhecimento, como fios que guiam as nossas identidades docentes.

Keywords : Memórias; Docência; Identidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )