SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue1TEACHING MOSAICS: REPORTS ON THE SCHOOL LIFE OF BIOLOGY STUDENTS AND THEIR TEACHERCOGNITIVE STUDY IN SUBJECTS WITH SCHIZOPHRENIA OF A PSYCHOSOCIAL CARE CENTER (PCC) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CONSERVA, Dilma Prata  and  COSTA, Marco Antonio Margarido. O ENSINO DE INGLÊS PERMEADO PELA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.234-252.  Epub May 26, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653788.

As contínuas mudanças sociais e epistemológicas ocasionadas pela globalização têm resultado em uma pluralidade de conceitos para denominar a sociedade pós-moderna - invadida pelos avanços tecnológicos e científicos com uma rapidez incontrolável. Por conseguinte, essa realidade reflete no contexto educacional, que urge por mudanças, agregações e transformações nas práticas docentes, e o ensino de inglês não se exclui dessa realidade. As metodologias ativas, mais especificamente o modelo de flipped classroom, têm cooperado para que essas inovações ocorram. O presente relato versa sobre as contribuições das metodologias ativas e as experiências da sala de aula invertida como uma modalidade do ensino híbrido, destacando a sua aplicação no ensino de inglês. Apresenta as experiências desenvolvidas em uma escola de idiomas, com alunos do nível pré-intermediário, na cidade de Patos-PB. De modo central, objetivou-se nesta pesquisa identificar as contribuições trazidas pela proposta de sala de aula invertida para a aprendizagem da língua inglesa e conhecer os possíveis desafios para a implementação dessa metodologia. A ancoragem teórica que fundamenta o entendimento das contribuições das tecnologias digitais e da proposta de sala de aula invertida encontra esteio nas obras de Bergamn e Sams (2016), Valente (2017), Monte Mór (2010), Horn e Staker (2015), entre outros.

Keywords : Métodos didático-pedagógicos; Sala de aula; Ensino de Línguas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )