SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1MOSAICOS DE DOCENCIA: RELATOS DE LA VIDA ESCOLAR DE ESTUDIANTES DE BIOLOGÍA Y SU PROFESORAESTUDIO COGNITIVO EN SUJETOS CON ESQUIZOFRENIA DE UN CENTRO DE ATENDIMIENTO PSICOSOCIAL (CAPS) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

CONSERVA, Dilma Prata  y  COSTA, Marco Antonio Margarido. O ENSINO DE INGLÊS PERMEADO PELA PROPOSTA DE SALA DE AULA INVERTIDA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁTICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.234-252.  Epub 26-Mayo-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8653788.

As contínuas mudanças sociais e epistemológicas ocasionadas pela globalização têm resultado em uma pluralidade de conceitos para denominar a sociedade pós-moderna - invadida pelos avanços tecnológicos e científicos com uma rapidez incontrolável. Por conseguinte, essa realidade reflete no contexto educacional, que urge por mudanças, agregações e transformações nas práticas docentes, e o ensino de inglês não se exclui dessa realidade. As metodologias ativas, mais especificamente o modelo de flipped classroom, têm cooperado para que essas inovações ocorram. O presente relato versa sobre as contribuições das metodologias ativas e as experiências da sala de aula invertida como uma modalidade do ensino híbrido, destacando a sua aplicação no ensino de inglês. Apresenta as experiências desenvolvidas em uma escola de idiomas, com alunos do nível pré-intermediário, na cidade de Patos-PB. De modo central, objetivou-se nesta pesquisa identificar as contribuições trazidas pela proposta de sala de aula invertida para a aprendizagem da língua inglesa e conhecer os possíveis desafios para a implementação dessa metodologia. A ancoragem teórica que fundamenta o entendimento das contribuições das tecnologias digitais e da proposta de sala de aula invertida encontra esteio nas obras de Bergamn e Sams (2016), Valente (2017), Monte Mór (2010), Horn e Staker (2015), entre outros.

Palabras clave : Métodos didático-pedagógicos; Sala de aula; Ensino de Línguas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )