SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número1LA ENSEÑANZA DE INGLÉS PERMEADO POR LA PROPUESTA DE AULA INVERTIDA: UN RELATO DE EXPERIÊNCIA DIDÁCTICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BOFF, Eva Teresinha de Oliveira; FORCHESATTO, Ana Júlia  y  RAVASIO, Marcele Homrich. ESTUDO COGNITIVO EM SUJEITOS COM ESQUIZOFRENIA DE UM CENTRO DE ATENDIMENTO PSICOSSOCIAL (CAPS). ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.1, pp.253-274.  Epub 26-Mayo-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i1.8652820.

Esta investigação teve como objetivo identificar os principais déficits cognitivos matemáticos em 17 sujeitos com diagnóstico de esquizofrenia. Estes sujeitos participavam de um grupo terapêutico de um Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de um município do Rio Grande do Sul. A perspectiva do Caps é de tratamento e reestabelecimento (Recovery) de fatores cognitivos básicos, que influenciam nas atividades cotidianas e no âmbito familiar e social. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa, descritiva, transversal, com base no instrumento de matemática do Programa Brasil Alfabetizado. Dos resultados obtidos emergiram quatro categorias guiadas pela matriz de análise, as quais indicaram que os sujeitos apresentam déficits cognitivos que podem causar importantes impactos na sua vida cotidiana. Eles apresentaram dificuldades em todas as categorias, porém o maior déficit foi revelado na Categoria IV, que envolvia maior grau de complexidade, englobando questões com mais de uma operação matemática, operações inversas e escrita de números com zero intermediário. A realização do teste possibilitou verificar que 62,74% dos sujeitos apresentam capacidade de resolver questões simples, como somar pequenas quantidades e identificar números, no entanto somente 32,35% deles conseguem resolver questões com mais de uma operação matemática ou de maior complexidade, o que indica baixo índice de autonomia dos sujeitos investigados para solucionar problemas do cotidiano.

Palabras clave : Educação; Cognição; Matemática; Esquizofrenia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )