SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2ALFABETIZACIÓN CIENTÍFICA VOLTADA LA FORMACIÓN CIUDADANA: ANÁLISIS DE UNA INTERVENCIÓN DIDÁTICA EN LOS AÑOS INICIALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SILVA, Simone Gonçalves. ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA PESQUISAS PÓS- CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA, MOVIMENTOS E ANÁLISE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.278-296.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654187.

O presente trabalho visa discutir os caminhos percorridos durante o processo de constituição de uma Tese de Doutorado em Educação, que teve o ENEM como foco de investigação. Para tanto, apresenta-se os três princípios que contribuíram para o processo de construção teórico-metodológico, a saber: a perspectiva, momento que são evidenciados os posicionamentos teóricos-metodológicos a qual a pesquisa se filia; o movimento, etapa que são elencados os procedimentos utilizados para a geração de dados; por último, a análise, no qual são definidas as ferramentas analíticas que possibilitam olhar para o material empírico. Os princípios destacados serão discutidos de maneira articulada a exemplificação de uma pesquisa realizada. Por fim, entende-se que perspectiva, movimentos e análise formam uma tríade que pode contribuir para as pesquisas pós-críticas no campo da Educação.

Palabras clave : Política Educacional; Currículo; Metodologia; Pesquisa Educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )