SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA À FORMAÇÃO CIDADÃ: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA NOS ANOS INICIAIS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SILVA, Simone Gonçalves. ESCOLHAS TEÓRICO-METODOLÓGICAS PARA PESQUISAS PÓS- CRÍTICAS EM EDUCAÇÃO: PERSPECTIVA, MOVIMENTOS E ANÁLISE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.278-296.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654187.

O presente trabalho visa discutir os caminhos percorridos durante o processo de constituição de uma Tese de Doutorado em Educação, que teve o ENEM como foco de investigação. Para tanto, apresenta-se os três princípios que contribuíram para o processo de construção teórico-metodológico, a saber: a perspectiva, momento que são evidenciados os posicionamentos teóricos-metodológicos a qual a pesquisa se filia; o movimento, etapa que são elencados os procedimentos utilizados para a geração de dados; por último, a análise, no qual são definidas as ferramentas analíticas que possibilitam olhar para o material empírico. Os princípios destacados serão discutidos de maneira articulada a exemplificação de uma pesquisa realizada. Por fim, entende-se que perspectiva, movimentos e análise formam uma tríade que pode contribuir para as pesquisas pós-críticas no campo da Educação.

Palavras-chave : Política Educacional; Currículo; Metodologia; Pesquisa Educacional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )