SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA VOLTADA À FORMAÇÃO CIDADÃ: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO DIDÁTICA NOS ANOS INICIAISO EFEITO DO CAPITAL ESCOLAR NO ACESSO AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

LUIZ, Jaison Marques; MOTA, Rafael Silveira da  e  SILVA, Veronice Camargo da. INTERAÇÕES INTERGERACIONAIS: CONCEPÇÕES DE UM GRUPO ACADÊMICO SOBRE O ENVELHECIMENTO HUMANO E SUAS IMPLICAÇÕES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.317-335.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654388.

A presente investigação é resultante de um projeto de extensão desenvolvido em uma Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), localizada na cidade de Bagé-RS, a qual traz, como objetivo geral, reflexionar sobre a aproximação de jovens estudantes e residentes da terceira idade, a partir do acompanhamento de atividades nessas instituições. Para isso, buscou-se apontar alguns caminhos que um grupo de acadêmicos do curso de Pedagogia de uma universidade pública, voluntários/participantes do referido projeto, seguiu para amenizar e constatar tal realidade. Para tanto, esta investigação caracterizou-se como uma pesquisa qualitativa, cujos dados foram coletados durante um ano e, como instrumento, utilizou-se o diário reflexivo produzido pelos estudantes. As intervenções ocorreram semanalmente, com frequência de duas vezes, com sessões de duas horas de duração, em acompanhamento de atividades junto aos idosos residentes. As atividades foram variadas, tais como: músicas, leituras, rítmicas, cognitivas, motoras, práticas corporais diversas, muitas com o uso de recursos tecnológicos digitais. Após as sessões, os estudantes elaboraram diários de campo reflexivos, a fim de expor seus sentimentos e percepções em relação àquela realidade. Para fins de análise, foram selecionados trechos dos diários de quatro acadêmicos, de um total de doze, cadastrados junto à ILPIs, para desenvolver as atividades. Destaca-se, nesta pesquisa, a relevante participação de acadêmicos em ações como esta, tendo em vista que se constitui num espaço de intervenção para um trabalho intergeracional e para a desconstrução de preconceitos com relação ao processo de envelhecimento e suas limitações, ocasionando benefícios em uma via de mão dupla.

Palavras-chave : Idosos; Recursos tecnológicos; Práticas corporais; Extensão universitária.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )