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ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GOMES, Catarina Barbosa Torres. O EFEITO DO CAPITAL ESCOLAR NO ACESSO AO PROGRAMA CIÊNCIA SEM FRONTEIRAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.336-353.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654654.

Este artigo aborda possíveis efeitos do capital escolar no acesso à mobilidade acadêmica internacional ofertada pelo programa Ciência sem Fronteiras2, e tem como objetivo analisar a influência tanto do passado escolar na determinação de um perfil ideal para a mobilidade acadêmica quanto do percurso escolar e de experiências de mobilidade nessa trajetória. Em síntese, a intenção é a de verificar a hipótese de estarmos diante de uma “elite escolar”, composta por sujeitos que passaram por um rigoroso processo de seleção escolar que, por meio de investimentos familiares e pessoais, tiveram as condições requeridas para o acesso a esse tipo de mobilidade. Tanto no contexto internacional, sobretudo na Europa, em função da amplitude do programa Erasmus, quanto no Brasil, o tema tem ganhado espaço, sobretudo após o advento do CsF, o que evidencia sua importância no cenário das políticas educacionais mundiais. A metodologia de análise fundamentou-se nos parâmetros da amostragem aleatória simples e análise de conteúdo. Os resultados comprovaram a hipótese de que o perfil do estudante considerado apto à mobilidade, sobretudo selecionado com as bolsas para instituições mais concorridas também tinham uma trajetória escolar sem percalços, até mesmo no contexto universitário. Muitos eram ligados às atividades de iniciação científica, monitoria e extensão universitária.

Palavras-chave : Capital Escolar; Mobilidade Acadêmica Internacional; Programa Ciência sem Fronteiras; Desigualdade.

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