SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2THE EFFECT OF SCHOOL CAPITAL ON ACCESS TO PROGRAM SCIENCE WITHOUT BORDERS PROGRAMCONNECTIONS BETWEEN DIGITAL CULTURE AND EDUCATION: THINKING THE DIGITAL CONDITION IN CONTEMPORARY SOCIETY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

ESTEVES, Diego Winck  and  ADO, Máximo Daniel Lamela. ESCRITA E POÉTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: AUTOFICÇÃO E PERFORMANCE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.354-368.  Epub June 27, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654564.

Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa, ao se fazer pela escrita, não transcreve uma realidade prévia, mas sim cria uma realidade na composição do texto; que o real, então, só pode ser acessado por uma via ficcional. Para tanto, este ensaio apresenta algumas questões sobre as quais traça linhas que definem pontos provisórios, ancoragens para pensar o pensamento que pensa a escrita da e na pesquisa em Educação. Põe em cena, assim, o pensamento e sua relação com o desconhecido. Com efeito, esse pesquisador que dramatiza via a escrita, compõe-se num espaço coexistencial, no qual a noção de autoria é revista e permutada com a imagem do narrador de uma ficção. Essa imagem, por sua vez, é tomada como uma autoficção ao mesmo tempo que coloca a escrita em relação com certa noção de performance. O pesquisador, nesse processo, torna-se aquele que narra o pesquisar ao se compor, também, nesse espaço ficcional, múltiplo, polifônico e polissêmico.

Keywords : Pesquisa; Educação; Poética; Autoficção; Performance.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )