SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2EL EFECTO DEL CAPITAL ESCOLAR EN EL ACCESO AO PROGRAM CIENCIA SIN FRONTERASDE LAS CONEXIONES ENTRE CULTURA DIGITAL Y EDUCACIÓN: PENSANDO EN LA CONDICIÓN DIGITAL EN LA SOCIEDAD CONTEMPORÁNEA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

ESTEVES, Diego Winck  y  ADO, Máximo Daniel Lamela. ESCRITA E POÉTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: AUTOFICÇÃO E PERFORMANCE. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.354-368.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654564.

Este ensaio se ocupa do espaço do texto para desdobrar, na e pela escrita, problemáticas que perspectivam o pesquisar em Educação pela via da poética. Compreende que a pesquisa, ao se fazer pela escrita, não transcreve uma realidade prévia, mas sim cria uma realidade na composição do texto; que o real, então, só pode ser acessado por uma via ficcional. Para tanto, este ensaio apresenta algumas questões sobre as quais traça linhas que definem pontos provisórios, ancoragens para pensar o pensamento que pensa a escrita da e na pesquisa em Educação. Põe em cena, assim, o pensamento e sua relação com o desconhecido. Com efeito, esse pesquisador que dramatiza via a escrita, compõe-se num espaço coexistencial, no qual a noção de autoria é revista e permutada com a imagem do narrador de uma ficção. Essa imagem, por sua vez, é tomada como uma autoficção ao mesmo tempo que coloca a escrita em relação com certa noção de performance. O pesquisador, nesse processo, torna-se aquele que narra o pesquisar ao se compor, também, nesse espaço ficcional, múltiplo, polifônico e polissêmico.

Palabras clave : Pesquisa; Educação; Poética; Autoficção; Performance.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )