SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2WRITING AND POETICS IN EDUCATION RESEARCH: AUTOFICTION AND PERFORMANCETHE SCHOOLING OF PRIVATE YOUNGS OF FREEDOM IN THE SANTO JULIAN SOCIOEDUCATIVE CENTER author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BORTOLAZZO, Sandro Faccin. DAS CONEXÕES ENTRE CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: PENSANDO A CONDIÇÃO DIGITAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.369-388.  Epub June 27, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654547.

A Cultura Digital emerge das diversas práticas sociais que vão incorporando as tecnologias digitais ao cotidiano. Inscrita no campo dos Estudos Culturais de uma vertente pós-estruturalista, esta pesquisa exploratória e de natureza bibliográfica investiga as conexões entre Cultura Digital e Educação, tendo como argumento a presença de uma Condição Digital na sociedade contemporânea. Assim, dois movimentos de investigação se interligam, sendo o primeiro uma apresentação do conceito de Cultura e Condição Digital, e o segundo uma análise dos contornos e deslocamentos no conceito de Educação, não somente como elemento de instrução escolar e ensino, mas enquanto processo de formação que direciona as condutas dos sujeitos. O referencial teórico tem apoio nas discussões de Gere (2008), Lister at, al (2009), Stalder (2018), Bauman (2008, 2009, 2010), Foucault (1995, 1998, 2008), entre outros. Os resultados apontam uma Condição Digital e uma Educação ao estilo expresso, individualizada, operada na mobilidade e ubiquidade dos artefatos digitais.

Keywords : Cultura digital; Condição digital; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )