SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2ESCRITA E POÉTICA NA PESQUISA EM EDUCAÇÃO: AUTOFICÇÃO E PERFORMANCEA ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO SANTA JULIANA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

BORTOLAZZO, Sandro Faccin. DAS CONEXÕES ENTRE CULTURA DIGITAL E EDUCAÇÃO: PENSANDO A CONDIÇÃO DIGITAL NA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.369-388.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654547.

A Cultura Digital emerge das diversas práticas sociais que vão incorporando as tecnologias digitais ao cotidiano. Inscrita no campo dos Estudos Culturais de uma vertente pós-estruturalista, esta pesquisa exploratória e de natureza bibliográfica investiga as conexões entre Cultura Digital e Educação, tendo como argumento a presença de uma Condição Digital na sociedade contemporânea. Assim, dois movimentos de investigação se interligam, sendo o primeiro uma apresentação do conceito de Cultura e Condição Digital, e o segundo uma análise dos contornos e deslocamentos no conceito de Educação, não somente como elemento de instrução escolar e ensino, mas enquanto processo de formação que direciona as condutas dos sujeitos. O referencial teórico tem apoio nas discussões de Gere (2008), Lister at, al (2009), Stalder (2018), Bauman (2008, 2009, 2010), Foucault (1995, 1998, 2008), entre outros. Os resultados apontam uma Condição Digital e uma Educação ao estilo expresso, individualizada, operada na mobilidade e ubiquidade dos artefatos digitais.

Palavras-chave : Cultura digital; Condição digital; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )