SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2DE LAS CONEXIONES ENTRE CULTURA DIGITAL Y EDUCACIÓN: PENSANDO EN LA CONDICIÓN DIGITAL EN LA SOCIEDAD CONTEMPORÁNEAEL USO DE LA ROBÓTICA EN LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA INVENTIVA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

AVILAR, Wilkerson Oliveira de  y  FERNANDES, Maria Nilvane. A ESCOLARIZAÇÃO DE JOVENS PRIVADOS DE LIBERDADE NO CENTRO SOCIOEDUCATIVO SANTA JULIANA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.389-405.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654676.

A preocupação basilar deste estudo é refletir sobre as práticas socioeducativas de jovens privados de liberdade, com destaque para a escolarização como meio de emancipação política dos sujeitos responsabilizados pelo cometimento de atos infracionais. Este artigo tem como objetivo analisar os espaços e as condições em que ocorre o processo formal de ensino-aprendizagem de adolescentes e jovens internados (provisórios e sentenciados) no Centro Socioeducativo Santa Juliana, localizado em Rio Branco, Capital do Estado do Acre, à luz dos parâmetros do Sistema Nacional do Atendimento Socioeducativo (SINASE) e legislações que tratam do tema de forma específica. Para alcançar os objetivos propostos, utilizamos como recurso teórico-metodológico a pesquisa documental com a análise pormenorizada de materiais já publicados na legislação brasileira e estadual e o registro de dados colhidos empiricamente em diário de campo. O recorte temporal da coleta de dados possui como registro os meses de junho a agosto de 2016, por meio do acompanhamento da rotina institucional e da análise de dados fornecidos pela administração da Unidade socioeducativa que é realizada pelo Instituto Socioeducativo (ISE). A análise possibilitou aos pesquisadores concluírem que as condições estruturais e de superlotação impossibilitaram, no período analisado, a garantia de escolarização a todos os internos, contribuindo com a precarização do atendimento socioeducativo e o diagnóstico da violação de direitos fundamentais estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente.

Palabras clave : Socioeducação; Adolescente em conflito com a lei; Privação de liberdade; Educação escolar; Educação de Jovens e Adultos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )