SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2LA ESCOLARIZACIÓN DE JÓVENES PRIVADOS DE LIBERTAD EN EL CENTRO SOCIOEDUCATIVO SANTA JULIANAAPRENDIZAJE EN ARTE Y MÓBILES: MIRADAS PERSONAL Y TÉCNICA MEDIADAS POR LA EXPERIENCIA INTERACTIVA CON FOTOGRAFIA DIGITAL índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SILVA, Marcos Roberto da  y  SOUZA JUNIOR, Arlindo José de. O USO DA ROBÓTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INVENTIVA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.406-420.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654828.

Ao abordarmos a problemática voltada a maneira como os estagiários de um Curso de Licenciatura em Matemática desenvolveram e aplicaram algumas propostas educacionais de matemática com o uso da robótica, emergiu de nossa pesquisa de doutorado o que denominamos como Educação Matemática Inventiva. Neste contexto, revelamos no presente artigo, como os estagiários desenvolveram coletivamente algumas propostas educacionais, segundo a perspectiva da Educação Matemática Inventiva, a partir da construção e programação de três robôs, denominados como: Robô Seguidor de Linha, Robô Empilhadeira e Robô Separador. Durante a pesquisa os estagiários fizeram uso destes robôs com o propósito de desenvolverem propostas educacionais e aplicá-las em duas escolas-campo de estágio da rede pública de ensino. As propostas educacionais foram desenvolvidas coletivamente pelos estagiários com o uso da robótica a partir das necessidades específicas de aprendizagem de cada turma de alunos, posteriormente foram aplicadas nas escolas-campo de estágio. Constatamos durante as experiências ocorridas no espaço-tempo do estágio-docência, que a robótica foi utilizada pelos estagiários de forma inventiva durante a produção e aplicação de suas propostas educacionais. O uso da robótica pelos estagiários foi significativo para o desenvolvimento de ações e práticas de Educação Matemática Inventiva.

Palabras clave : Educação Matemática Inventiva; Robótica; Propostas educacionais de matemática; Estágio.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )