SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2EL USO DE LA ROBÓTICA EN LA PERSPECTIVA DE LA EDUCACIÓN MATEMÁTICA INVENTIVAFUNCIÓN SOCIAL DEL TEXTO COMO MOTIVACIÓN PARA LA PRODUCCIÓN ESCRITA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SILVA, Tácia Graciele de Albuquerque  y  PINTO, Anamelea de Campos. APRENDIZAGEM EM ARTE E CELULARES: OLHARES PESSOAL E TÉCNICO MEDIADOS PELA EXPERIÊNCIA INTERATIVA COM FOTOGRAFIA DIGITAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.421-440.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8652412.

Este trabalho tem como tema as formas de interação em nível pessoal e técnico que se constituíram na aprendizagem em Arte com a utilização de dispositivos móveis. Buscando responder a seguinte problemática: Quais interações se formam na aprendizagem em Arte com dispositivos móveis? Para constituir esse estudo foram articuladas as noções interação e experiência segundo Jonh Dewey aplicadas na abordagem triangular no ensino de Arte concebida por Ana Mae Barbosa. Este artigo é um recorte de uma pesquisa, que se deu em parceria com um professor-mediador de Arte em uma Escola Estadual, por meio de uma pesquisa-intervenção com 42 adolescentes e jovens entre 15 e 20 anos. Durante a Pesquisa, foram realizadas intervenções (4 desafios fotográficos) para aprimoramento da percepção técnica-estética em Arte e as fotografias de autorias desses jovens foram organizadas numa exposição, envolvendo toda a comunidade escolar. Os dados foram levantados com os instrumentos de diário de campo, questionários, entrevistas e grupos focais além do registro audiovisual e fotográfico. Realizamos a análise categorial focando na interação durante a aprendizagem em Arte/Educação. Como resultados obtemos um grande escopo imagético produzido pelos participantes sobre suas realidades e a própria escola, além de uma trilha metodológica que pode auxiliar na utilização dessas tecnologias a outros profissionais. Mas em destaque, elucidamos a potencialidade de criação artística com dispositivos móveis, a percepção de uma sensibilidade no olhar estético ao produzir fotos e a colaboração grupal vivenciada no decorrer do projeto.

Palabras clave : Arte-Educação; Ensino de Arte; Experiência; Estética.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )