SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2O USO DA ROBÓTICA NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INVENTIVAFUNÇÃO SOCIAL DO TEXTO COMO MOTIVAÇÃO PARA A PRODUÇÃO ESCRITA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SILVA, Tácia Graciele de Albuquerque  e  PINTO, Anamelea de Campos. APRENDIZAGEM EM ARTE E CELULARES: OLHARES PESSOAL E TÉCNICO MEDIADOS PELA EXPERIÊNCIA INTERATIVA COM FOTOGRAFIA DIGITAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.421-440.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8652412.

Este trabalho tem como tema as formas de interação em nível pessoal e técnico que se constituíram na aprendizagem em Arte com a utilização de dispositivos móveis. Buscando responder a seguinte problemática: Quais interações se formam na aprendizagem em Arte com dispositivos móveis? Para constituir esse estudo foram articuladas as noções interação e experiência segundo Jonh Dewey aplicadas na abordagem triangular no ensino de Arte concebida por Ana Mae Barbosa. Este artigo é um recorte de uma pesquisa, que se deu em parceria com um professor-mediador de Arte em uma Escola Estadual, por meio de uma pesquisa-intervenção com 42 adolescentes e jovens entre 15 e 20 anos. Durante a Pesquisa, foram realizadas intervenções (4 desafios fotográficos) para aprimoramento da percepção técnica-estética em Arte e as fotografias de autorias desses jovens foram organizadas numa exposição, envolvendo toda a comunidade escolar. Os dados foram levantados com os instrumentos de diário de campo, questionários, entrevistas e grupos focais além do registro audiovisual e fotográfico. Realizamos a análise categorial focando na interação durante a aprendizagem em Arte/Educação. Como resultados obtemos um grande escopo imagético produzido pelos participantes sobre suas realidades e a própria escola, além de uma trilha metodológica que pode auxiliar na utilização dessas tecnologias a outros profissionais. Mas em destaque, elucidamos a potencialidade de criação artística com dispositivos móveis, a percepção de uma sensibilidade no olhar estético ao produzir fotos e a colaboração grupal vivenciada no decorrer do projeto.

Palavras-chave : Arte-Educação; Ensino de Arte; Experiência; Estética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )