SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2FUNCIÓN SOCIAL DEL TEXTO COMO MOTIVACIÓN PARA LA PRODUCCIÓN ESCRITA¿CÓMO APRENDER FILOSOFÍA A PARTIR DEL FILOSOFAR? UNA VERSIÓN FENOMENOLÓGICA, DIALÉCTICA Y FREIRIANA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SANTOS JUNIOR, José da Silva; MAGALHAES, Ana Maria da Silva  y  REAL, Giselle Cristina Martins. A GESTÃO DA EVASÃO NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS: DA GRADUAÇÃO À PÓS-GRADUAÇÃO STRICTO SENSU. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.460-478.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654823.

O processo de expansão da educação superior no Brasil contemplou nas últimas décadas tanto a graduação como a pós-graduação, com a entrada de número significativo de mais estudantes em ambos os níveis. Contudo, problemáticas ainda não solucionadas compõem a agenda dos gestores educacionais, representando desafios para a educação superior no que se refere à permanência do estudante no curso de ingresso. A evasão universitária é uma delas, representando perdas para todo o sistema educacional brasileiro, incidindo ainda na sociedade, uma vez que há recursos públicos investidos. O objetivo do artigo é analisar quais foram as ações de combate à evasão na graduação e na pós-graduação stricto sensu desenvolvidas no Brasil a partir dos órgãos gestores centrais da educação superior. A investigação é quanti-qualitativa, analisando-se pesquisas já produzidas sobre o tema, documentos e dados estatísticos obtidos a partir de sites oficiais do Inep e da Capes. Verifica-se que as ações governamentais de combate à evasão, embora centralizadas nos órgãos gestores nacionais, tiveram rumos diferenciados para a graduação e a pós-graduação stricto sensu. Para o caso da graduação, as ações tiveram seu foco na implementação de políticas de assistência estudantil, não se sabe quais as limitações dessas políticas, tendo em vista a diversidade de questões que envolvem o tema da evasão e da permanência na educação superior, cuja discussão é necessária para fortalecer o processo de expansão em curso e aprimorar seus mecanismos de gestão.

Palabras clave : Evasão; Políticas educacionais; Graduação; Pós-Graduação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )