SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue2DROPOUT MANAGEMENT IN BRAZILIAN EDUCATIONAL POLICIES: FROM UNDERGRADUATE TO STRICTO SENSU POSTGRADUATEIS THE POST-TRUTH TRUE OR FALSE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MARTINS, Marco Aurélio Corrêa. COMO APRENDER FILOSOFIA A PARTIR DO FILOSOFAR? UMA VERSÃO FENOMENOLÓGICA, DIALÉTICA E FREIRIANA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.2, pp.479-491.  Epub June 27, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i2.8654517.

Este relato de experiência está calcado numa compreensão existencial da passagem do estudante nos primeiros períodos do curso de pedagogia e licenciaturas, dotando o estudante não de arsenal conteudístico, mas de habilidade para a reflexão crítica pautada pela filosofia, desenvolvendo no mesmo um sentido de autonomia e protagonismo. É o estudante quem pensa suas questões, não o filósofo, tampouco o professor. Desse modo, propõem-se atividades presencias com algumas em “ambiente virtual”. Iniciando por “perguntas cretinas” e orientações de como estudar pela leitura, o estudante é conduzido por uma metodologia fenomenológica a expressar sua reflexão balizada pela observação cuidadosa, perspectiva dialética e abertura ao outro. Tem em Paulo Freire um guia nativo e na filosofia da existência alguns fundamentos. Estimula a expressão autoral, seja escrita ou de outra linguagem e, sobretudo, a individuação dos temas abordados na questão do educar, embora com alternância entre tarefas individuais e coletivas.

Keywords : Ensino de filosofia; Educação e filosofia; Método filosófico; Investigação em filosofia; Expressão e reflexão filosófica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )