SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3DESAFIOS E COMPLEXIDADES PARA DECOLONIZAR A INTERNACIONALIZAÇÃO EM TEMPO DE CRISES GLOBAISINTERNACIONALIZAÇÕES EM DOIS LOCI DE ENUNCIAÇÃO: O SUL E O NORTE GLOBAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

WIT, Hans De; LEAL, Fernanda  e  UNANGST, Lisa. INTERNACIONALIZAÇÃO VOLTADA À JUSTIÇA SOCIAL GLOBAL: INICIATIVAS DE UNIVERSIDADES BRASILEIRAS PARA INTEGRAR REFUGIADOS E POPULAÇÕES DESLOCADAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.567-590.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659331.

A crescente imersão da educação superior global em um paradigma competitivo e orientado para a economia suscita a busca por perspectivas de interação internacional explicitamente voltadas ao desenho de futuros cooperativos, sustentáveis e alternativos. No Brasil, os esforços de internacionalização na educação superior conduzidos pelo governo brasileiro têm sido historicamente vinculados aos interesses desenvolvimentistas do Estado. À medida que se consolidam de forma hegemônica (principalmente com foco na integração do Brasil no mercado capitalista global), as iniciativas desenvolvidas pelas próprias instituições de educação superior ganham relevância. Neste artigo, exploramos os projetos desenvolvidos por duas universidades federais brasileiras - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal do Paraná (UFPR) - que visam à integração de refugiados e de populações deslocadas nos contextos da educação superior e da sociedade brasileira em geral. Nossa abordagem combina análise bibliográfica e documental com entrevistas com atores-chave. Com base nos resultados, enfatizamos: 1. O papel da autonomia das instituições de educação superior brasileiras para desenvolver estratégias de internacionalização que sejam contextualmente relevantes e que busquem promover a justiça social global; 2. A importância de vincular as atividades de extensão universitária existentes a grupos marginalizados à política institucional de internacionalização, para que os esforços de internacionalização não acabem suprimindo o papel social mais direto dessas instituições.

Palavras-chave : Educação superior; Internacionalização; Justiça social; Populações deslocadas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )