SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3INTERNACIONALIZACIÓN ENFOCADA EN LA JUSTICIA SOCIAL GLOBAL: INICIATIVAS DE LAS UNIVERSIDADES BRASILEÑAS PARA INTEGRAR A LOS REFUGIADOS Y LAS POBLACIONES DESPLAZADASPOLÍTICA DE INTERNACIONALIZACIÓN DE LA UFES: LA BÚSQUEDA DE LA EXCELENCIA ACADÉMICA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

FINARDI, Kyria Rebeca; SEMBIANTE, Sabrina; AMORIM, Gabriel  y  VERONEZ, Thiago. INTERNACIONALIZAÇÕES EM DOIS LOCI DE ENUNCIAÇÃO: O SUL E O NORTE GLOBAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.591-611.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659311.

Este artigo confronta a miopia epistemológica expondo os locais de enunciação de acadêmicos para questionar conhecimentos geralmente tidos como universais. Com esse fim, refletimos sobre o processo de internacionalização do ensino superior, a partir de um lócus de enunciação do Sul Global (UFES) e de outro do Norte Global (FAU). Assumindo que as políticas linguísticas estão intimamente relacionadas às ações / planos de internacionalização e com base na descrição do processo de internacionalização em termos do modelo de Cooperação Tradicional (CT), caracterizado por relações competitivas, e do modelo de Cooperação Internacional Horizontal (CH) baseado na solidariedade internacional, analisamos as políticas linguísticas e os acordos de cooperação internacional da UFES e da FAU como forma de refletir sobre os processos de internacionalização nessas instituições. A análise das políticas linguísticas e acordos internacionais da UFES sugere uma natureza reativa e colonial do processo de internacionalização dessa instituição, expresso no número de acordos com instituições do Norte Global e nas políticas linguísticas que privilegiam o uso do inglês. A análise dos acordos de cooperação internacional e políticas linguísticas da FAU sugere que as estratégias de internacionalização são amplamente projetadas com base na posição privilegiada da universidade como uma instituição de língua inglesa localizada no Norte Global. Tomados em conjunto, os resultados do estudo sugerem que, apesar dos desafios da parceria entre a UFES e a FAU, essa cooperação tem potencial para abrir caminho para modelos / relações de internacionalização mais horizontais, passando assim de um modelo de internacionalização CT para um modelo CH.

Palabras clave : Internacionalização; Acordos internacionais; Políticas Linguísticas; UFES; FAU.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Inglés     · Inglés ( pdf )