SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3INTERNACIONALIZAÇÕES EM DOIS LOCI DE ENUNCIAÇÃO: O SUL E O NORTE GLOBALORGANISMOS INTERNACIONAIS E EDUCAÇÃO SUPERIOR: PROPOSIÇÕES DA AGENDA E2030 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

WASSEM, Joyce  e  FERREIRA, Eliza Bartolozzi. POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFES: A BUSCA PELA EXCELÊNCIA ACADÊMICA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.612-631.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659339.

Este artigo analisa de que modo a internacionalização figura nos documentos institucionais da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), ou seja, que conceitos, razões e estratégias são previstos na política da Instituição para sua implementação. A pesquisa tem abordagem qualitativa e a coleta de dados é composta por análise documental. Para o tratamento dos dados fez-se a opção pela análise de conteúdo segundo Bardin (2004). Como resultados observa-se que, criada em 1954, a UFES é considerada a principal Instituição de Educação Superior (IES) do estado do Espírito Santo (ES). Desde 2012, com a finalidade de melhoria da qualidade de seus Programas de Pós-Graduação stricto sensu (PPG), em específico, pela busca da excelência medida pelos conceitos 6 e 7, de acordo com a avaliação empreendida pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), tem elaborado e implementado um planejamento estratégico com metas e ações. Dentre as ações está a criação de uma Secretaria de Relações Internacionais (SRI), da Rede de Internacionalização da Educação do Espírito Santo (RIEES), bem como a elaboração de um projeto conjunto, com o envolvimento de nove PPG da instituição, no Programa Institucional de Internacionalização (PrInt) da CAPES. O que, por um lado, demonstra um esforço articulado de trabalho de seus docentes e programas e, por outro, permite observar a existência de contradições no processo de planejamento de ações para a internacionalização, considerando a diversidade e especificidade dos programas e o contexto político e econômico brasileiro.

Palavras-chave : Internacionalização; Instituição de educação superior; Pós-Graduação stricto sensu.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )