SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3POLÍTICA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA UFES: A BUSCA PELA EXCELÊNCIA ACADÊMICAA INTERNACIONALIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: POLÍTICAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MOROSINI, Marília Costa  e  MENTGES, Manuir José. ORGANISMOS INTERNACIONAIS E EDUCAÇÃO SUPERIOR: PROPOSIÇÕES DA AGENDA E2030. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.632-650.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659308.

Compreender a educação superior é uma tarefa complexa. Um dos fatores que caracteriza tal complexidade são as relações entre diversos níveis socioeconômicos que impactam a educação superior. No concerto da contemporaneidade, o nível global tem sido uma forte interferência. Esse contexto nos levou a analisar propostas de organismos internacionais e regionais, esse último para a América Latina. Na perspectiva global analisamos a Agenda 2030 (ONU), a Agenda E2030 (UNESCO) e o prisma do Desenvolvimento Sustentável (OECD). Na perspectiva regional concentramo-nos nas proposições da Conferência Regional de Educação Superior para a América Latina e o Caribe (CRES2018) e levantamos considerações para (re)pensar a Internacionalização da Educação Superior. O texto tem um caráter de Estado de Conhecimento, via identificação, seleção e sistematização de proposições de organismos internacionais emblemáticos para a educação superior, extraídos de documentos oficiais e disponíveis online, através de análise qualitativa.

Palavras-chave : Educação superior; Internacionalização da educação superior; Organismos internacionais; Agenda E2030.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )