SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3ORGANIZACIONES INTERNACIONALES Y EDUCACION SUPERIOR: PROPUESTAS DE LA AGENDA E2030EVOLUCIÓN DE LA INTERNACIONALIZACIÓN DE LA EDUCACIÓN SUPERIOR EN BRASIL: DE LA MOVILIDAD ACADÉMICA INTERNACIONAL A LA INSTITUCIONALIZACIÓN DEL PROCESO EN LA UNIVERSIDAD índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MAUES, Olgaíses Cabral  y  ANDRADE, Antonia Costa. A INTERNACIONALIZAÇÃO DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: POLÍTICAS, ESTRATÉGIAS E AÇÕES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.651-671.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659327.

A internacionalização da educação superior (ES) passou a ser fundamental na lógica das armadilhas e ilusões da sociedade do conhecimento, enquanto fator que denota a inserção dos países na globalização econômica, ao mesmo tempo que esse nível de ensino é visto por alguns organismos internacionais (OI) como alavanca do crescimento econômico. Esses dois conceitos vêm contribuindo para que a ES, no processo de internacionalização, seja um agente preponderante da produção do conhecimento, enquanto força produtiva para a expansividade do capital. A dimensão internacional da ES passou a ser prioridade tanto para os governos nacionais, quanto para os OI, levando Universidades a se organizarem no sentido de atender essa demanda. Nessa lógica, os órgãos de fomento elegem a internacionalização como indicador de qualidade, presente nas universidades, com destaque para os Programas de Pós-Graduação. Nesta perspectiva, este artigo tem como objetivo apresentar a análise do processo de internacionalização dos Programas de Pós-Graduação na Educação da Região Norte, evidenciando estratégias, mecanismos adotados e os resultados obtidos. A metodologia adotada foi a análise de conteúdo (BARDIN, 2011) dos Planos de Desenvolvimento Institucional das Universidades da Região Norte do Brasil, dados da Plataforma Sucupira do quadriênio 2013-2016 e do período de 2017-2018. Os primeiros resultados indicam que todos os Programas desenvolvem diversas ações de internacionalização e existem disparidades de políticas entre as instituições, bem como ausência de recursos, e de uma avaliação qualitativa dos resultados aportados por essas ações.

Palabras clave : Pós-Graduação; Educação; Região Norte; Internacionalização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )