SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3DEVELOPMENTS OF HIGHER EDUCATION INTERNATIONALIZATION IN BRAZIL: FROM INTERNATIONAL ACADEMIC MOBILITY TO THE INSTITUTIONALIZATION OF THE PROCESS AT THE UNIVERSITYINTERACTIVE VIRTUAL CONVERSATIONS IN A HYBRID MENTORING PROGRAM: THEMES TREATED AND APPROACHES ADOPTED OF EXPERIENCED MENTOR TEACHERS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PEREIRA, Pablo  and  HEINZLE, Marcia Regina Selpa. PROFESSOR COSMOPOLITA: AS AÇÕES SOCIAIS DE INTERNACIONALIZAÇÃO NOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.694-711.  Epub June 27, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8658308.

Esta pesquisa qualitativa, orientada pelo método compreensivo weberiano, objetivou compreender o papel do professor no processo de internacionalização nos Programas de Pós-Graduação stricto sensu de uma instituição pública municipal de ensino superior. Para isso, buscamos caracterizar as ações dos professores, bem como apreender suas razões, no processo de internacionalização. Em relação ao marco teórico, os estudos de Knight, Sanderson, entre outros, sustentaram a análise do material empírico. Quanto aos instrumentos para geração de dados e às fontes de pesquisa, realizamos análise de documentos de arquivos públicos e entrevista semiestruturada com quatro professores vinculados à instituição. Os resultados indicaram, na atuação dos professores, a produção intelectual, o intercâmbio acadêmico-científico, a gestão intercultural e a internacionalização do currículo, como tipos de ação racional em finalidade e em valores. À vista disso, compreendemos que o papel do professor da pós-graduação se configura por seu protagonismo cosmopolita no processo de internacionalização intrainstitucional.

Keywords : Internacionalização; Pós-graduação; Professor cosmopolita; Ação social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )