SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3COSMOPOLITE TEACHER: THE SOCIAL ACTIONS OF INTERNATIONALIZATION IN POSTGRADUATE PROGRAMSTELETANDEM AS “THIRD SPACE” IN FOREIGN LANGUAGE TEACHER DEVELOPMENT author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BRAGA, Fabiana Marini; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; CESARIO, Priscila Menarin  and  CASTRO, Mariângela Machado de. CONVERSAS INTERATIVAS VIRTUAIS EM UM PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA: TEMAS TRATADOS E ABORDAGENS ADOTADAS DE PROFESSORAS EXPERIENTES-MENTORAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.712-730.  Epub June 27, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8654946.

Analisam-se temas tratados e abordagens adotadas por professoras experientes, no papel de mentoras (Ms), evidenciadas em conversas interativas virtuais mantidas com professoras iniciantes (PIs) do Programa de Híbrido de Mentoria (PHM), realizado por pesquisadoras de uma universidade pública. A partir de um estudo de natureza descritiva-analítica-exploratória tendo como contexto de interação o Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA), consideraram-se as interações de três díades (M-PI) nas fases iniciais do PHM, ao longo de 6-11 meses. As análises apresentadas referem-se às narrativas escritas registradas no AVA, numa perspectiva longitudinal dos diálogos mantidos por cada díade, levando-se em conta uma leitura representacional das situações relatadas. A partir da seleção de trechos ou pequenas “porções” das interlocuções, identificaram-se abordagens diferenciadas pelas Ms assim como temas tratados. Os resultados evidenciados apontam cinco diferentes abordagens na interlocução, empregadas pelas Ms ao tratarem de temas como: características do PHM, sua organização e dinâmicas; trajetórias escolares e profissionais prévias das PIs; início da docência; práticas pedagógicas, incluindo concepções de ensino, aluno, aprendizagem etc. Esses resultados apontam haver certa associação de algumas abordagens com a fase do processo de mentoria vivenciado pela díade, sem a identificação de uma taxionomia entre elas. Incluem, em alguns casos, experiências docentes das Ms e expressam marcas idiossincráticas de cada uma. Considera-se que o uso apropriado de cada abordagem por Ms pode impulsionar os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional das PIs.

Keywords : Conversas interativas virtuais; Programa Híbrido de Mentoria; Professoras experientes; Mentoras; Indução de professores.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )