SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3PROFESSOR DE COSMOPOLITA: ACCIONES SOCIALES DE LA INTERNACIONALIZACIÓN EN PROGRAMAS DE POSTGRADUACIÓNTELETANDEM COMO "TERCER ESPACIO" EN EL DESARROLLO DE PROFESORES DE LENGUAS EXTRANJERAS índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BRAGA, Fabiana Marini; REALI, Aline Maria de Medeiros Rodrigues; CESARIO, Priscila Menarin  y  CASTRO, Mariângela Machado de. CONVERSAS INTERATIVAS VIRTUAIS EM UM PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA: TEMAS TRATADOS E ABORDAGENS ADOTADAS DE PROFESSORAS EXPERIENTES-MENTORAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.712-730.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8654946.

Analisam-se temas tratados e abordagens adotadas por professoras experientes, no papel de mentoras (Ms), evidenciadas em conversas interativas virtuais mantidas com professoras iniciantes (PIs) do Programa de Híbrido de Mentoria (PHM), realizado por pesquisadoras de uma universidade pública. A partir de um estudo de natureza descritiva-analítica-exploratória tendo como contexto de interação o Moodle (Ambiente Virtual de Aprendizagem - AVA), consideraram-se as interações de três díades (M-PI) nas fases iniciais do PHM, ao longo de 6-11 meses. As análises apresentadas referem-se às narrativas escritas registradas no AVA, numa perspectiva longitudinal dos diálogos mantidos por cada díade, levando-se em conta uma leitura representacional das situações relatadas. A partir da seleção de trechos ou pequenas “porções” das interlocuções, identificaram-se abordagens diferenciadas pelas Ms assim como temas tratados. Os resultados evidenciados apontam cinco diferentes abordagens na interlocução, empregadas pelas Ms ao tratarem de temas como: características do PHM, sua organização e dinâmicas; trajetórias escolares e profissionais prévias das PIs; início da docência; práticas pedagógicas, incluindo concepções de ensino, aluno, aprendizagem etc. Esses resultados apontam haver certa associação de algumas abordagens com a fase do processo de mentoria vivenciado pela díade, sem a identificação de uma taxionomia entre elas. Incluem, em alguns casos, experiências docentes das Ms e expressam marcas idiossincráticas de cada uma. Considera-se que o uso apropriado de cada abordagem por Ms pode impulsionar os processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional das PIs.

Palabras clave : Conversas interativas virtuais; Programa Híbrido de Mentoria; Professoras experientes; Mentoras; Indução de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )