SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue3INTERACTIVE VIRTUAL CONVERSATIONS IN A HYBRID MENTORING PROGRAM: THEMES TREATED AND APPROACHES ADOPTED OF EXPERIENCED MENTOR TEACHERSAFRICA AND AFRICANS IN TEXTS AND IMAGES OF THE MAGAZINE EU SEI TUDO (I KNOW EVERYTHING) (1917-1958) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes  and  TELLES, João Antonio. TELETANDEM COMO “TERCEIRO ESPAÇO” NO DESENVOLVIMENTO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.731-750.  Epub June 27, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8655293.

O teletandem possibilita ao licenciando em Letras o contato intercultural com um estrangeiro. Nesse espaço virtual e síncrono, via webcam, o sujeito ora ensina sua própria língua, ora aprende a língua materna ou de competência de seu parceiro de teletandem. Neste artigo, argumentamos (a) que o teletandem pode ser considerado como um terceiro espaço ou um contexto tecnológico híbrido e (b) que esse contexto, além de desenvolver a competência oral na língua-alvo, pode suscitar reflexões em alunos de Letras acerca da pedagogia de línguas estrangeiras. Acreditamos que tais características sejam facilitadoras do desenvolvimento profissional de futuros professores de línguas. Objetivamos investigar: (a) como esse contato intercultural online mobiliza o comprometimento do futuro professor de língua estrangeira com sua própria formação e (b) como as atividades de mediação (realizadas após as interações em teletandem) funcionam como deflagradoras de processos de reflexão em alunos de Letras sobre o ato de ensinar e aprender línguas estrangeiras. O estudo se desenvolveu tendo como cenário uma parceria entre uma universidade brasileira e outra mexicana. Uma metodologia qualitativa crítica foi usada para a análise das gravações de sessões de mediação em grupo, das quais participaram estudantes de Letras, futuros professores de português/espanhol. Os resultados da análise apontam para as características do contato intercultural online via teletandem. Se bem articuladas pelo educador de professores, elas trazem o potencial de teorização e de observação crítica das próprias ações dos alunos como professores de línguas estrangeiras, em processo de formação inicial.

Keywords : de professores de línguas; Teletandem; Reflexão sobre a prática; Terceiro espaço.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )