SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3CONVERSACIONES INTERACTIVAS EN UM PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORÍA: TEMAS TRATADOS Y ENFOQUES APROBADOS POR PROFESORAS EXPERIMENTADOS-MENTORASÁFRICA Y LOS AFRICANOS EN TEXTOS E IMÁGENES DE LA REVISTA EU SEI TUDO (LO SÉ TODO) (1917-1958) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes  y  TELLES, João Antonio. TELETANDEM COMO “TERCEIRO ESPAÇO” NO DESENVOLVIMENTO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.731-750.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8655293.

O teletandem possibilita ao licenciando em Letras o contato intercultural com um estrangeiro. Nesse espaço virtual e síncrono, via webcam, o sujeito ora ensina sua própria língua, ora aprende a língua materna ou de competência de seu parceiro de teletandem. Neste artigo, argumentamos (a) que o teletandem pode ser considerado como um terceiro espaço ou um contexto tecnológico híbrido e (b) que esse contexto, além de desenvolver a competência oral na língua-alvo, pode suscitar reflexões em alunos de Letras acerca da pedagogia de línguas estrangeiras. Acreditamos que tais características sejam facilitadoras do desenvolvimento profissional de futuros professores de línguas. Objetivamos investigar: (a) como esse contato intercultural online mobiliza o comprometimento do futuro professor de língua estrangeira com sua própria formação e (b) como as atividades de mediação (realizadas após as interações em teletandem) funcionam como deflagradoras de processos de reflexão em alunos de Letras sobre o ato de ensinar e aprender línguas estrangeiras. O estudo se desenvolveu tendo como cenário uma parceria entre uma universidade brasileira e outra mexicana. Uma metodologia qualitativa crítica foi usada para a análise das gravações de sessões de mediação em grupo, das quais participaram estudantes de Letras, futuros professores de português/espanhol. Os resultados da análise apontam para as características do contato intercultural online via teletandem. Se bem articuladas pelo educador de professores, elas trazem o potencial de teorização e de observação crítica das próprias ações dos alunos como professores de línguas estrangeiras, em processo de formação inicial.

Palabras clave : de professores de línguas; Teletandem; Reflexão sobre a prática; Terceiro espaço.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )