SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3CONVERSAS INTERATIVAS VIRTUAIS EM UM PROGRAMA HÍBRIDO DE MENTORIA: TEMAS TRATADOS E ABORDAGENS ADOTADAS DE PROFESSORAS EXPERIENTES-MENTORASA ÁFRICA E OS AFRICANOS EM TEXTOS E IMAGENS DA REVISTA EU SEI TUDO (1917-1958) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

MESSIAS, Rozana Aparecida Lopes  e  TELLES, João Antonio. TELETANDEM COMO “TERCEIRO ESPAÇO” NO DESENVOLVIMENTO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.731-750.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8655293.

O teletandem possibilita ao licenciando em Letras o contato intercultural com um estrangeiro. Nesse espaço virtual e síncrono, via webcam, o sujeito ora ensina sua própria língua, ora aprende a língua materna ou de competência de seu parceiro de teletandem. Neste artigo, argumentamos (a) que o teletandem pode ser considerado como um terceiro espaço ou um contexto tecnológico híbrido e (b) que esse contexto, além de desenvolver a competência oral na língua-alvo, pode suscitar reflexões em alunos de Letras acerca da pedagogia de línguas estrangeiras. Acreditamos que tais características sejam facilitadoras do desenvolvimento profissional de futuros professores de línguas. Objetivamos investigar: (a) como esse contato intercultural online mobiliza o comprometimento do futuro professor de língua estrangeira com sua própria formação e (b) como as atividades de mediação (realizadas após as interações em teletandem) funcionam como deflagradoras de processos de reflexão em alunos de Letras sobre o ato de ensinar e aprender línguas estrangeiras. O estudo se desenvolveu tendo como cenário uma parceria entre uma universidade brasileira e outra mexicana. Uma metodologia qualitativa crítica foi usada para a análise das gravações de sessões de mediação em grupo, das quais participaram estudantes de Letras, futuros professores de português/espanhol. Os resultados da análise apontam para as características do contato intercultural online via teletandem. Se bem articuladas pelo educador de professores, elas trazem o potencial de teorização e de observação crítica das próprias ações dos alunos como professores de línguas estrangeiras, em processo de formação inicial.

Palavras-chave : de professores de línguas; Teletandem; Reflexão sobre a prática; Terceiro espaço.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )