SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número3TELETANDEM COMO “TERCEIRO ESPAÇO” NO DESENVOLVIMENTO DE PROFESSORES DE LÍNGUAS ESTRANGEIRASO PROCESSO DE INTERNACIONALIZAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UM CURRÍCULO COSMOPOLITA: ENTREVISTA COM JOSÉ AUGUSTO PACHECO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GUIMARAES, Ana Carolina de Carvalho  e  SALVADORI, Maria Angela Borges. A ÁFRICA E OS AFRICANOS EM TEXTOS E IMAGENS DA REVISTA EU SEI TUDO (1917-1958). ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.3, pp.751-769.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8655242.

O magazine ilustrado Eu Sei Tudo foi publicado no Brasil entre 1917 e 1958. Sua origem, entretanto, é francesa e parte significativa de seu conteúdo pertencia também àquela versão. Neste artigo, tomando como fontes históricas figuras e textos presentes na revista brasileira e adotando como referencial teórico os conceitos de representação e imaginário social, investigamos a produção e a circulação entre mundos de imagens relativas à África e aos africanos, inquirindo sobre seus significados. Nossa hipótese é a de que a Eu Sei Tudo promoveu a difusão de estereótipos e preconceitos raciais a partir de uma matriz europeia ligada ao contexto do imperialismo, reproduzida em várias de suas páginas, apesar dos cenários sociais radicalmente diferentes. Tais imagens e textos, expostos a partir de um discurso sobre a alteridade, repetiam no Brasil os supostos antagonismos entre modernidade e atraso, primitivismo e progresso, civilização e barbárie.

Palavras-chave : Impressos; Representação social; Imaginário social; Circulação internacional; África.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )