SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4LAS DISCIPLINAS ESCOLARES: ENTRE CLASIFICACIÓN DE LAS CIENCIAS Y LA JERARQUÍA DE LOS SABERES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

BENITO, Agustín Escolano. CULTURA MATERIAL DA ESCOLA E HISTÓRIA INTELECTUAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.793-811.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660176.

Este ensaio propõe algumas reflexões e sugestões para levantar a necessidade de repensar a cultura material da escola, um campo que vem se configurando nos últimos anos como uma tendência historiográfica inovadora na história intelectual da educação. O material e o intelectual não se opõem, como se pode suspeitar à primeira vista, uma vez que a consideração das materialidades como objetos e conteúdos pela historiografia contemporânea, e não apenas como fonte, obedeça a uma operação da história cultural que deve ser realizada a partir de pressupostos intelectuais. Caso contrário, a operação histórica seria reduzida a ser uma mera construção etnográfica e, portanto, não transcenderia a orientação positivista e instrumental da análise. A visão intelectual do material muda a episteme e introduz uma nova crítica na cultura material.

Palabras clave : Cultura material da escola; História da experiência; História intelectual; Materiais com cultura; O terceiro professor; Patrimônio histórico-educativo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Español     · Español ( pdf )