SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4SCHOOL MATERIAL CULTURE AND INTELLECTUAL HISTORYTHE SCHOOL´S KNOWLEDGE GRAMMAR author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

CHARTIER, Anne-Marie. AS DISCIPLINAS ESCOLARES: ENTRE CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS E HIERARQUIA DOS SABERES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.812-819.  Epub June 27, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660167.

Para representar a multiplicidade unificada do conhecimento, os enciclopedistas conceberam a "árvore do conhecimento". O percurso, do tronco aos melhores ramos, ordena, ao mesmo tempo, as áreas de conhecimento, os níveis de especialização e as etapas do currículo, da escola à universidade. De fato, apesar de seus rótulos estáveis ​​(matemática, história), disciplinas, conhecimentos e ciências estão sujeitos a restrições e lógicas heterogêneas, mas a imagem da árvore que habita nosso inconsciente escolar torna outras possíveis classificações disciplinares quase "impensáveis"

Keywords : Disciplinas escolares; Árvore do conhecimento; Classificação científica; Escola primária; Professor.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )