SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4SCHOOL DISCIPLINES : BETWEEN CLASSIFICATION OF SCIENCES AND HIERARCHY OF KNOWLEDGECURRICULUM HISTORY AS HISTORY OF THE PRESENT: INVESTIGATING ALCHEMICAL PROCESSES IN THE SCIENCE CURRICULUM FOR YOUTH AND ADULT EDUCATION IN BRAZIL author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

GALLEGO, Alejandro Alvarez. A GRAMÁTICA DO SABER ESCOLAR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.820-836.  Epub June 27, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660138.

O artigo apresenta o trabalho de pesquisa realizado pelo autor durante o seu ano sabático (setembro 2018-setembro 2019). São recolhidos aqui os antecedentes de pesquisa que levaram ao autor a se perguntar pela vigência da escola e a necessidade de umas ferramentas que permitam pensar sua atualidade. Se mencionam os principais referentes teóricos que foram considerados para construir a categoria de Gramática do Saber Escolar: os estudos etnográficos, a nova história cultural, os estudos sobre cultura escolar, sobre o saber escolar e o saber pedagógico. Finalmente, expõe-se o que se entende por gramática e as regras que foram achadas como chaves para pensar o saber produzido pela escola contemporânea. Se explica cada uma delas: o tempo vivo, os afetos abertos, as funções intersectadas e o excedente como possibilidade. Esses aportes também recolhem a experiência do autor como diretor de um colégio durante quatro anos, de cuja sistematização surgiram as regras que se propõem para dar lugar à categoria Gramática do Saber Escolar.

Keywords : Gramática do saber escolar; Escola; Saber escolar; Cultura escolar.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )