SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4AS DISCIPLINAS ESCOLARES: ENTRE CLASSIFICAÇÃO DAS CIÊNCIAS E HIERARQUIA DOS SABERESHISTÓRIA DO CURRÍCULO DO PRESENTE: INVESTIGANDO PROCESSOS ALQUÍMICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GALLEGO, Alejandro Alvarez. A GRAMÁTICA DO SABER ESCOLAR. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.820-836.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660138.

O artigo apresenta o trabalho de pesquisa realizado pelo autor durante o seu ano sabático (setembro 2018-setembro 2019). São recolhidos aqui os antecedentes de pesquisa que levaram ao autor a se perguntar pela vigência da escola e a necessidade de umas ferramentas que permitam pensar sua atualidade. Se mencionam os principais referentes teóricos que foram considerados para construir a categoria de Gramática do Saber Escolar: os estudos etnográficos, a nova história cultural, os estudos sobre cultura escolar, sobre o saber escolar e o saber pedagógico. Finalmente, expõe-se o que se entende por gramática e as regras que foram achadas como chaves para pensar o saber produzido pela escola contemporânea. Se explica cada uma delas: o tempo vivo, os afetos abertos, as funções intersectadas e o excedente como possibilidade. Esses aportes também recolhem a experiência do autor como diretor de um colégio durante quatro anos, de cuja sistematização surgiram as regras que se propõem para dar lugar à categoria Gramática do Saber Escolar.

Palavras-chave : Gramática do saber escolar; Escola; Saber escolar; Cultura escolar.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )