SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4THE SCHOOL´S KNOWLEDGE GRAMMAREPISTEMOLOGICAL HISTORY OF SCIENCE OR HISTORY OF THE TEACHING OF KNOWLEDGE AND SCHOOL DISCIPLINES? A READING FROM PEDAGOGICAL KNOWLEDGE author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

MARSICO, Juliana  and  FERREIRA, Marcia Serra. HISTÓRIA DO CURRÍCULO DO PRESENTE: INVESTIGANDO PROCESSOS ALQUÍMICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS PARA A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NO BRASIL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.837-855.  Epub June 27, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660143.

Neste texto, investigamos os discursos que produzem uma especificidade para os conhecimentos escolares em ciências, historicamente endereçados para a Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil. Ele é parte das investigações que vimos realizando no Grupo de Estudos em História do Currículo, que é parte do NEC/UFRJ, com recursos do CNPq, Capes e Faperj. No diálogo com Michel Foucault e historiadores que nos instigam na produção de uma História do Currículo do Presente (Reinhart Koselleck, por exemplo), mobilizamos a noção de alquimia das disciplinas escolares proposta por Thomas Popkewitz para compreender como os conhecimentos escolares em ciências vêm sendo historicamente produzidos para a EJA. Interessa-nos perceber que transformações esses conhecimentos sofrem ao serem atravessados por enunciados que produzem regularidades para essa modalidade. Investigamos: (i) documentos oficiais voltados para a modalidade de ensino no país; (ii) uma coleção didática disponibilizada pelo Ministério da Educação. Na análise, enunciados relativos a uma educação de pessoas jovens e adultas voltada para a emancipação, a formação cidadã e o trabalho, assim como aqueles voltados para as experiências de vida desses estudantes, emergem como reguladores da produção curricular aqui investigada. É nesse contexto discursivo que se produzem conhecimentos escolares em ciências que participam da produção de estudantes enunciados como trabalhadores oprimidos e que necessitam de um professor (e um ensino) que os emancipe. Em tal movimento, as contingências e complexidades da vida cotidiana vão sendo reorganizadas como objetos da lógica escolar, passando a constituir, alquimicamente, os conhecimentos escolares em ciências.

Keywords : História do Currículo; História do Presente; Alquimia das Disciplinas Escolares; Educação de Jovens e Adultos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )