SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4CURRICULUM HISTORY AS HISTORY OF THE PRESENT: INVESTIGATING ALCHEMICAL PROCESSES IN THE SCIENCE CURRICULUM FOR YOUTH AND ADULT EDUCATION IN BRAZILTHE NEO-THOMIST PHILOSOPHY AS SCHOOL PHILOSOPHY (Colombia 1870-1930) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

BELTRAN, Rafael Ríos; GARCES, Olga Lucía Zuluaga  and  VELASCO, Miguel Ángel Martínez. HISTÓRIA EPISTEMOLÓGICA DA CIÊNCIA OU HISTÓRIA DO ENSINO DOS SABERES E DAS DISCIPLINAS ESCOLARES? UMA LEITURA DO SABER PEDAGÓGICO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.856-872.  Epub June 27, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660150.

O objetivo deste artigo é analisar algumas das relações de saber tecidas entre os estudos do currículo de procedência anglo-saxã, as disciplinas escolares de origem francesa e a história do conhecimento e das disciplinas escolares de origem colombiana, com base na noção metodológica de saber pedagógico. Metodologicamente, a leitura temática foi utilizada como estratégia que permitiu a análise discursiva com base nas séries de pedagogia, ciência e saber de cada uma das três tradições históricas. Como resultados, são apresentadas algumas reflexões da ordem conceitual que permitem configurar um campo de saber em torno do ensino dos saberes e das disciplinas escolares. Como conclusão, desde a perspectiva dos estudos histórico-pedagógicos, se problematizam os efeitos políticos da constituição do professor como profissional do ensino na contemporaneidade.

Keywords : Professor; Pedagogia; Ciência; Saber; Disciplina; Escola.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )