Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
ETD Educação Temática Digital
versión On-line ISSN 1676-2592
Resumen
BELTRAN, Rafael Ríos; GARCES, Olga Lucía Zuluaga y VELASCO, Miguel Ángel Martínez. HISTÓRIA EPISTEMOLÓGICA DA CIÊNCIA OU HISTÓRIA DO ENSINO DOS SABERES E DAS DISCIPLINAS ESCOLARES? UMA LEITURA DO SABER PEDAGÓGICO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.856-872. Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660150.
O objetivo deste artigo é analisar algumas das relações de saber tecidas entre os estudos do currículo de procedência anglo-saxã, as disciplinas escolares de origem francesa e a história do conhecimento e das disciplinas escolares de origem colombiana, com base na noção metodológica de saber pedagógico. Metodologicamente, a leitura temática foi utilizada como estratégia que permitiu a análise discursiva com base nas séries de pedagogia, ciência e saber de cada uma das três tradições históricas. Como resultados, são apresentadas algumas reflexões da ordem conceitual que permitem configurar um campo de saber em torno do ensino dos saberes e das disciplinas escolares. Como conclusão, desde a perspectiva dos estudos histórico-pedagógicos, se problematizam os efeitos políticos da constituição do professor como profissional do ensino na contemporaneidade.
Palabras clave : Professor; Pedagogia; Ciência; Saber; Disciplina; Escola.