SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 issue4EPISTEMOLOGICAL HISTORY OF SCIENCE OR HISTORY OF THE TEACHING OF KNOWLEDGE AND SCHOOL DISCIPLINES? A READING FROM PEDAGOGICAL KNOWLEDGEANALYTICAL METHOD IN HIGHER STUDIES: JOSÉ DE CALDAS AND RENÉ JUST HAÜY IN TEACHING PHYSICS (1790-1826) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

SALDARRIAGA, Oscar. A FILOSOFIA NEOTOMISTA COMO FILOSOFIA ESCOLAR (Colômbia 1870-1930). ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.873-890.  Epub June 27, 2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8660154.

Este artigo aborda a história da filosofia como disciplina escolar na convergência de três planos: o epistêmico: o tipo de conhecimento e seus critérios de verdade; o histórico: desde sua formação tardo-medieval e renascentista europeia até a organização curricular do bacharelado colombiano no século XX; e o pedagógico: os métodos e esquemas de organização curricular e os propósitos políticos atribuídos ao seu ensino no ensino médio. Utiliza três noções metodológicas: o cânone triplo da filosofia ensinada (Alasdair MacIntyre); o regime epistêmico empírico-transcendental do conhecimento moderno (Foucault) e o processo de institucionalização do conhecimento pedagógico (Zuluaga). Suas fontes vão desde as histórias da filosofia e da educação, até os debates filosóficos e pedagógicos entre neotomistas e positivistas na Colômbia.

Keywords : Filosofia neotomista; Filosofia positivista; Ensino da filosofia; História epistemológica da educação; história da pedagogía; História das disciplinas escolares; Colômbia-História intelectual.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )