SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4O MÉTODO ANALÍTICO EM ESTUDOS SUPERIORES: FRANCISCO JOSÉ DE CALDAS E RENÉ JUST HAÜY NO ENSINO DE FÍSICA (1790-1826)FELICIDADE EM GIF: PEDAGOGIAS DOS MINIVÍDEOS EM LOOP NO INSTAGRAM STORIES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

RIBEIRO, Cintya Regina. “MODOS DE EXISTÊNCIA” COMO DISPOSITIVO TEÓRICO-CONCEITUAL: CONTRIBUIÇÕES DE MICHEL FOUCAULT E ÉTIENNE SOURIAU À PESQUISA EDUCACIONAL. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.912-930.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655333.

O estudo focaliza o campo da pesquisa educacional, discutindo a natureza do trabalho de pensamento mediante os problemas de investigação. A partir do pensamento de Michel Foucault e Étienne Souriau, aborda-se o dispositivo teórico-conceitual “modos de existência”, destacando como ambos os pensadores produzem a implicação entre um pensamento das artes e um pensamento filosófico no enfrentamento da questão em tela. O trabalho busca demonstrar como tal procedimento confere aos modos de existência uma condição estratégica de dispositivo teórico-conceitual, ultrapassando os territórios de problematização nos quais foram forjados. Foucault discute modos de existência a partir de uma problematização do sujeito e da experiência, sugerindo, no horizonte de uma dessubjetivação radical, uma experiência da impossibilidade. Souriau, por sua vez, discute modos de existência a partir de uma problematização da obra estética, evocando, no próprio trabalho dessa obra, os movimentos singulares de instauração e de inacabamento. Dado o tratamento de ambos os pensadores à questão dos modos de existência, torna-se possível empreender uma abordagem de natureza indissociavelmente política, ética e estética, aspectos que ativam implicações estratégicas no campo da educação e, particularmente no âmbito da pesquisa em educação, uma vez que uma problematização dos modos de existência opera em favor de uma problematização do próprio modo de existência de um problema de investigação.

Palavras-chave : Pesquisa e educação; Pensamento; Existência; Filosofia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )