SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4"MODOS DE EXISTENCIA" COMO DISPOSITIVO TEÓRICO-CONCEPTUAL: CONTRIBUCIONES DE MICHEL FOUCAULT Y ÉTIENNE SOURIAU A LA INVESTIGACIÓN EDUCATIVALA CONSTRUCCIÓN DE LA NOCIÓN SOCIAL DE LA HUELGA UN ESTUDIO EVOLUTIVO PIAGETIANO índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SOUZA, Joana Dourado França de  y  COUTO, Edvaldo Souza. FELICIDADE EM GIF: PEDAGOGIAS DOS MINIVÍDEOS EM LOOP NO INSTAGRAM STORIES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.931-947.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655338.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa e teve como objetivo discutir usos e interações de perfis de jovens no Instagram por meio de publicações de GIFs na função Stories, recurso para compartilhamento de fotos e vídeos com duração de 24 horas na memória do aplicativo. O principal argumento é que esse grupo de jovens usufrui de saberes, de pedagogias que circulam nas mídias sociais digitais para performar a felicidade experimentada e/ou inventada no Instagram Stories. A fundamentação teórica considerou estudos nos campos das pedagogias culturais, da cibercultura aplicada à educação, notadamente, os estudos relacionados às redes sociais digitais e a era da mobilidade. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, de cunho netnográfico. O artigo conclui que os jovens estudados performam as experiências de felicidade vividas por meio de GIFs no Instagram Stories e, desta forma, trazem à tona pedagogias que constituem a funcionalidade e a rede social em questão.

Palabras clave : Pedagogias culturais; Felicidade; GIF animado; Instagram Stories.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )