SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4“MODOS DE EXISTÊNCIA” COMO DISPOSITIVO TEÓRICO-CONCEITUAL: CONTRIBUIÇÕES DE MICHEL FOUCAULT E ÉTIENNE SOURIAU À PESQUISA EDUCACIONALA CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO SOCIAL DE GREVE: UM ESTUDO EVOLUTIVO PIAGETIANO índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

SOUZA, Joana Dourado França de  e  COUTO, Edvaldo Souza. FELICIDADE EM GIF: PEDAGOGIAS DOS MINIVÍDEOS EM LOOP NO INSTAGRAM STORIES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.931-947.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655338.

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa e teve como objetivo discutir usos e interações de perfis de jovens no Instagram por meio de publicações de GIFs na função Stories, recurso para compartilhamento de fotos e vídeos com duração de 24 horas na memória do aplicativo. O principal argumento é que esse grupo de jovens usufrui de saberes, de pedagogias que circulam nas mídias sociais digitais para performar a felicidade experimentada e/ou inventada no Instagram Stories. A fundamentação teórica considerou estudos nos campos das pedagogias culturais, da cibercultura aplicada à educação, notadamente, os estudos relacionados às redes sociais digitais e a era da mobilidade. O método utilizado foi o da pesquisa qualitativa, descritiva e analítica, de cunho netnográfico. O artigo conclui que os jovens estudados performam as experiências de felicidade vividas por meio de GIFs no Instagram Stories e, desta forma, trazem à tona pedagogias que constituem a funcionalidade e a rede social em questão.

Palavras-chave : Pedagogias culturais; Felicidade; GIF animado; Instagram Stories.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )