SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4FELICIDAD EN GIF: PEDAGOGIAS DE LOS MINIVIDEOS CÍCLICOS EN LAS HISTORIAS DE INSTAGRAMESCALA DE EVALUACIÓN DE CALIDAD DE CURSOS DE PREGRADO A DISTANCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

SARAVALI, Eliane Giachetto et al. A CONSTRUÇÃO DA NOÇÃO SOCIAL DE GREVE: UM ESTUDO EVOLUTIVO PIAGETIANO. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.948-968.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655348.

A partir dos estudos piagetianos sobre a construção do conhecimento social, o artigo apresenta os dados de uma pesquisa de caráter qualitativo e quantitativo, cujo objetivo consistiu em investigar a compreensão da noção de greve em estudantes da rede pública e particular, de idades entre 06 e 21 anos. A pesquisa, com delineamento evolutivo transversal, contou com 80 participantes, distribuídos da seguinte forma: 20 sujeitos de 06 anos, 20 de 11 anos, 20 de 16 anos e 20, de 21 anos. Ainda, para cada grupo etário, houve divisão quanto à origem da instituição escolar; assim, 10 participantes eram de instituições públicas e 10, de instituições privadas. O instrumento utilizado foi uma entrevista clínico-crítica que versava sobre a noção de greve. As entrevistas foram analisadas em consonância com os níveis de compreensão da realidade social, mediante a construção de subníveis, acrescida de estatística analítica de correlação entre variáveis. De modo geral, verificou-se que as ideias dos estudantes se concentraram no subnível IIa, revelando um entendimento da noção de greve pouco elaborado, pautado em juízos mais pessoais e aspectos aparentes. A análise estatística comprovou não haver diferença nas respostas, conforme as escolas em que os participantes estavam matriculados. Discutem-se aspectos relevantes sobre a construção do conhecimento social.

Palabras clave : Greve; Conhecimento social; Teoria piagetiana.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )