SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número4ESCALA DE EVALUACIÓN DE CALIDAD DE CURSOS DE PREGRADO A DISTANCIAETAPAS DE LA GESTIÓN PEDAGÓGICA PARA EL USO DE LAS TECNOLOGÍAS DIGITALES índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

COSTA, Ana Carolina Brambilla  y  WUNDER, Alik. ENCONTROS COM-FABULATÓRIOS: CRIAÇÕES IMAGÉTICAS EM VENTOS INDÍGENAS E AFRO-BRASILEIROS. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2020, vol.22, n.4, pp.990-1009.  Epub 27-Jun-2021. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v22i4.8655544.

A partir das demandas da lei nº 10.639/03, alterada pela lei 11.465/08, este texto articula experiências de encontros entre educação (básica e superior), artes e culturas indígenas e afro-brasileiras, proliferando pensamentos sobre as relações étnico-raciais na convivência escolar e universitária, sobre as dobras epistemológicas e estéticas que esses encontros possibilitam. Essas experiências ocorreram em oficinas realizadas em uma escola de educação do interior de São Paulo e em encontros de criação imagética com estudantes do Ensino Superior da Universidade Estadual de Campinas (SP). Parte-se do conceito de coisa do antropólogo Tim Ingold (2012), e se aposta na criação imagética e na potência do encontro com imagens artísticas que reverberam as culturas indígenas e afro-brasileiras para mobilização de pensamentos sobre educação e relações étnico-raciais. Interessa-nos desdobrar a legislação que baliza as questões étnica e raciais na educação e fabular com essas imagens de artes-áfricas, artes-indígenas, seguindo com elas em fluxos criativos, para nos deixar afetar, pensar, cantar, perambular e rir nos currículos-cotidianos da educação básica e superior.

Palabras clave : Educação; Imagem; Povos indígenas; Culturas afro-brasileiras.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )