ETD Educação Temática Digital
On-line version ISSN 1676-2592
Abstract
COUTINHO, Werbert Augusto; ALMEIDA, Veronica Eloi de and JATOBA, Alessandro. APLICATIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA: USO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.20-43. Epub June 24, 2022. ISSN 1676-2592. https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656231.
O avanço rápido das tecnologias de dispositivos móveis, com uma grande variedade de aplicativos, tem provocado mudanças na sociedade contemporânea. Nesse novo cenário, os comportamentos, as formas de comunicação e as interações estão cada vez mais dinâmicos. No campo educacional, os aplicativos móveis usados como recursos didáticos também apresentam potencialidades para transformar os processos pedagógicos, principalmente entre os nativos digitais. Indaga-se na presente pesquisa se o uso de aplicativos móveis educacionais em sala de aula pode favorecer o ensino e a aprendizagem de Probabilidade e Estatística, especialmente, em alunos da modalidade educação de jovens e adultos (EJA) do ensino médio. Diante desse questionamento, foi desenvolvida uma pesquisa com o objetivo de avaliara aquisição de habilidades e competências na área de matemática, a partir do uso dos aplicativos móveis educacionais. Realizou-se uma pesquisa de campo com 46 alunos do módulo IV da EJA de um colégio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Os alunos foram divididos em grupos e um destes utilizou os aplicativos móveis como recurso didático e o outro, não. Os dados foram coletados por meio de testes, questionário e observações. Dessa forma, verificou-se que os resultados apresentados demonstram que os aplicativos móveis educacionais podem motivar e auxiliar os alunos a resolverem as atividades matemáticas, além de favorecer o processo de aprendizagem dos alunos da EJA.
Keywords : Aplicativos Móveis; Ensino da Matemática; EJA.