SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E VIRTUALIZAÇÃO EM AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: DESAFIOS E PERSPECTIVAS TECNOLÓGICASTECNOLOGIAS, MÚLTIPLAS LINGUAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

COUTINHO, Werbert Augusto; ALMEIDA, Veronica Eloi de  e  JATOBA, Alessandro. APLICATIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA: USO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.20-43.  Epub 24-Jun-2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656231.

O avanço rápido das tecnologias de dispositivos móveis, com uma grande variedade de aplicativos, tem provocado mudanças na sociedade contemporânea. Nesse novo cenário, os comportamentos, as formas de comunicação e as interações estão cada vez mais dinâmicos. No campo educacional, os aplicativos móveis usados como recursos didáticos também apresentam potencialidades para transformar os processos pedagógicos, principalmente entre os nativos digitais. Indaga-se na presente pesquisa se o uso de aplicativos móveis educacionais em sala de aula pode favorecer o ensino e a aprendizagem de Probabilidade e Estatística, especialmente, em alunos da modalidade educação de jovens e adultos (EJA) do ensino médio. Diante desse questionamento, foi desenvolvida uma pesquisa com o objetivo de avaliara aquisição de habilidades e competências na área de matemática, a partir do uso dos aplicativos móveis educacionais. Realizou-se uma pesquisa de campo com 46 alunos do módulo IV da EJA de um colégio da rede estadual de ensino do Rio de Janeiro. Os alunos foram divididos em grupos e um destes utilizou os aplicativos móveis como recurso didático e o outro, não. Os dados foram coletados por meio de testes, questionário e observações. Dessa forma, verificou-se que os resultados apresentados demonstram que os aplicativos móveis educacionais podem motivar e auxiliar os alunos a resolverem as atividades matemáticas, além de favorecer o processo de aprendizagem dos alunos da EJA.

Palavras-chave : Aplicativos Móveis; Ensino da Matemática; EJA.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )