SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1MOBILE APPLICATIONS IN CLASSROOM: USE AND POSSIBILITIES FOR TEACHING MATHEMATICS IN EJATHE INNOVATION OF TEACHING PRACTICES WITH DIGITAL TECHNOLOGIES IN HIGHER EDUCATION: A STUDY IN THE INITIAL TEACHER TRAINING FRAMEWORK author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

GARBIN, Mônica Cristina  and  OLIVEIRA, Édison Trombeta de. TECNOLOGIAS, MÚLTIPLAS LINGUAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.44-63.  Epub June 24, 2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656122.

O uso de tecnologias na educação deve levar em conta as especificidades da área do conhecimento para, então, propor a demanda de seu uso pedagógico (SHULMAN, 1986; 1987; KOEHLER; MISHRA, 2005; 2008; OLIVEIRA; PICONEZ, 2016). Na Educação a Distância (EaD), os processos, metodologias e materiais costumam ser bastante padronizados, por questões de tempo e custos de produção. O presente artigo tem como objetivo identificar as práticas pedagógicas na EaD consideradas adequadas às áreas de conhecimento, a partir da visão de professores, alunos e mediadores. Para tanto, está em desenvolvimento uma pesquisa institucional em uma universidade pública virtual no Estado de São Paulo, que propõe o desenvolvimento de um modelo de oferta de disciplinas com base nas especificidades de cada área do conhecimento, tendo como base a tabela da Capes. Assim, após a organização das disciplinas ofertadas na instituição de acordo com as áreas do conhecimento, foram realizados grupos focais e aplicação de questionários com o público da universidade para o levantamento das práticas pedagógicas mais adequadas a cada área. Será proposto um conjunto de práticas pedagógicas para cada área e espera-se que uma nova definição de modelo de oferta de disciplinas, com a participação de toda a comunidade acadêmica, gere possibilidades acordadas ao modelo pedagógico adotado pela instituição e que também sirvam de parâmetro inclusive para outras instituições, além de promover a melhoria da organização interna da instituição no processo de aprendizagem dos alunos.

Keywords : Educação; Educação a distância; Tecnologia; Prática Pedagógica.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )