SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1APLICATIVOS MÓVEIS EM SALA DE AULA: USO E POSSIBILIDADES PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA NA EJAA INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

GARBIN, Mônica Cristina  e  OLIVEIRA, Édison Trombeta de. TECNOLOGIAS, MÚLTIPLAS LINGUAGENS E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NA FORMAÇÃO SUPERIOR A DISTÂNCIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.44-63.  Epub 24-Jun-2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656122.

O uso de tecnologias na educação deve levar em conta as especificidades da área do conhecimento para, então, propor a demanda de seu uso pedagógico (SHULMAN, 1986; 1987; KOEHLER; MISHRA, 2005; 2008; OLIVEIRA; PICONEZ, 2016). Na Educação a Distância (EaD), os processos, metodologias e materiais costumam ser bastante padronizados, por questões de tempo e custos de produção. O presente artigo tem como objetivo identificar as práticas pedagógicas na EaD consideradas adequadas às áreas de conhecimento, a partir da visão de professores, alunos e mediadores. Para tanto, está em desenvolvimento uma pesquisa institucional em uma universidade pública virtual no Estado de São Paulo, que propõe o desenvolvimento de um modelo de oferta de disciplinas com base nas especificidades de cada área do conhecimento, tendo como base a tabela da Capes. Assim, após a organização das disciplinas ofertadas na instituição de acordo com as áreas do conhecimento, foram realizados grupos focais e aplicação de questionários com o público da universidade para o levantamento das práticas pedagógicas mais adequadas a cada área. Será proposto um conjunto de práticas pedagógicas para cada área e espera-se que uma nova definição de modelo de oferta de disciplinas, com a participação de toda a comunidade acadêmica, gere possibilidades acordadas ao modelo pedagógico adotado pela instituição e que também sirvam de parâmetro inclusive para outras instituições, além de promover a melhoria da organização interna da instituição no processo de aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave : Educação; Educação a distância; Tecnologia; Prática Pedagógica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )