SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1TECNOLOGÍAS, MÚLTIPLES LENGUAJES Y PRÁCTICAS PEDAGÓGICAS EN EDUCACIÓN SUPERIOR A DISTANCIATENDENCIAS IDEOLÓGICAS DE LOS CURSOS DE GRADO EN EDUCACIÓN FÍSICA EN MODO DE DISTANCIA índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


ETD Educação Temática Digital

versión On-line ISSN 1676-2592

Resumen

RIEDNER, Daiani Damm Tonetto  y  PISCHETOLA, Magda. A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.64-81.  Epub 24-Jun-2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8655732.

O presente artigo discute o conceito de inovação nas práticas pedagógicas, apresentando as percepções de professores e de estudantes sobre práticas inovadoras com uso de tecnologias digitais. Tem-se como fundamentação teórica uma pesquisa sobre práticas pedagógicas inovadoras com uso de tecnologias digitais em cursos de formação inicial de professores, cujo objetivo foi a identificação de tais práticas, bem como de suas características e seus contextos dentro do cenário institucional. O design metodológico desta pesquisa seguiu o seguinte fluxo: revisão de bibliografia, análise dos projetos de curso, aplicação e análise de questionários e de entrevistas. A base empírica do estudo aqui apresentado foi construída por meio dos dados de 220 respondentes de um questionário online e 45 entrevistas semiestruturadas aplicadas para estudantes e professores dos cursos de licenciatura de uma Instituição Pública de Ensino Superior no ano de 2017. As análises indicam que a inovação das práticas pedagógicas com tecnologias digitais está atrelada a três elementos: contexto institucional favorável, currículo dos cursos e, principalmente, formação continuada dos professores. Conclui-se que a inovação parece corresponder, então, a uma mudança cultural que envolve apropriação de conceitos e práticas relacionadas ao uso pedagógico dessas tecnologias.

Palabras clave : Inovações Pedagógicas; Prática pedagógica; Tecnologia digital; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )