SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue1THE INNOVATION OF TEACHING PRACTICES WITH DIGITAL TECHNOLOGIES IN HIGHER EDUCATION: A STUDY IN THE INITIAL TEACHER TRAINING FRAMEWORKCULTURAL MEDIATION: CONSTRUCTION OF ETHICAL-AESTHETIC SENSES IN NON-FORMAL EDUCATION author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


ETD Educação Temática Digital

On-line version ISSN 1676-2592

Abstract

PIMENTEL, Fernanda Cruvinel  and  MORAES, Raquel de Almeida. AS TENDÊNCIAS IDEOLÓGICAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.82-98.  Epub June 24, 2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656308.

O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar e analisar as tendências ideológicas dos cursos de licenciatura em Educação Física a distância no estado de Goiás, tendo o materialismo histórico-dialético como princípio metodológico orientador. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada. Como conclusão, percebe-se que a formação na IES privada é primordialmente voltada para a empregabilidade, e na IES pública, por precarizar a atuação docente, dentre outras questões estruturais, a política da UAB dificulta uma ação formativa emancipadora, posto que está preza à lógica do capital. Logo, o problema não é a modalidade à distância em si, mas o fato de que no modo de produção capitalista, a EAD se torna um negócio muito lucrativo, comprometendo a qualidade da educação.

Keywords : Ideologia; Educação a distância; Educação Física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )