SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número1A INOVAÇÃO DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COM USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO SUPERIOR: UM ESTUDO NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORESMEDIAÇÃO CULTURAL: CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS ÉTICOESTÉTICOS NA EDUCAÇÃO NÃO-FORMAL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


ETD Educação Temática Digital

versão On-line ISSN 1676-2592

Resumo

PIMENTEL, Fernanda Cruvinel  e  MORAES, Raquel de Almeida. AS TENDÊNCIAS IDEOLÓGICAS DOS CURSOS DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. ETD - Educ. Temat. Digit. [online]. 2021, vol.23, n.1, pp.82-98.  Epub 24-Jun-2022. ISSN 1676-2592.  https://doi.org/10.20396/etd.v23i1.8656308.

O objetivo desta pesquisa consistiu em identificar e analisar as tendências ideológicas dos cursos de licenciatura em Educação Física a distância no estado de Goiás, tendo o materialismo histórico-dialético como princípio metodológico orientador. Para a coleta de dados, foram utilizadas as técnicas da pesquisa bibliográfica, documental e entrevista semiestruturada. Como conclusão, percebe-se que a formação na IES privada é primordialmente voltada para a empregabilidade, e na IES pública, por precarizar a atuação docente, dentre outras questões estruturais, a política da UAB dificulta uma ação formativa emancipadora, posto que está preza à lógica do capital. Logo, o problema não é a modalidade à distância em si, mas o fato de que no modo de produção capitalista, a EAD se torna um negócio muito lucrativo, comprometendo a qualidade da educação.

Palavras-chave : Ideologia; Educação a distância; Educação Física.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )